Pages

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os Galetos do Centro do Rio

Para não ser acusado de só falar de futebol, que não é a promessa do blog. Hoje vou falar sobre gastronomia. Não darei receita e nem cultuarei pratos. Vou falar da minha predileção pelos galetos.

Para quem trabalha, acho que o galeto é sempre a melhor pedida para a hora do almoço, principalmente em grupo. Geralmente, todo mundo gosta (excluindo minha noiva que só gosta dos galináceos na forma de nuggets), é relativamente barato (se comparado aos cortes bovinos ou a restaurantes mais pomposos) e não tem muito como dar errado.

É claro que você pode preferir um a outro, um acompanhamento pode desagradar, mas a estrela principal agrada a gregos e troianos.

Resolvi fazer esse post, falando das minhas galeterias preferidas no Centro da Cidade, por conta da minha viagem à Serra Gaúcha, onde conheci a Casa di Paolo - http://www.casadipaolo.com.br/  (na divisa entre as cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves). Qualquer guia de viagem indica a Casa di Paolo como o melhor galeto do País, e realmente a ave é coisa rara, deliciosa. Porém lá os acompanhamentos são outros: massas e polenta frita são o que reinam em todas as casas de galeto do Rio Grande. Senti falta do arroz, batata frita e farofa dos nossos galetos cariocas.


O famoso galeto al primo canto da Casa di Paolo
Eis os meus galetos favoritos do Centro do Rio, por ordem de preferência:

1) Galeto Monte Gordo (Rua Senador Dantas,44 - Loja A) : Aqui é onde a ave tem o melhor sabor, na minha opinião, bom tempero, sempre ao ponto (nem tão queimado e nem cru). tanto na versão tradicional como na desossada. Os acompanhamentos não são de encher os olhos, mas cumprem bem a tarefa. A relação custo/benefício é boa. Além de ter um amplo salão, o que faz a experiência de comer galetos mais confortável do que os dois próximos da lista.

2) Galeto Central (Av. Rio Branco, 156, Ljs 327/328): Um famosos bunda de fora (restaurante de balcão, onde se senta sem encosto). Esse entra na lista, primeiro pela sua fartura. O galeto é muito bem servido, além de ter um ótimo sabor. As guarnições idem. Peca (mas aí é que reside seu charme) pela lotação do lugar, nos horários de maior movimento é sempre difícil achar um cantinho ali para sentar a bunda. Não pense jamair ir em grupos de mais de duas pessoas, vocês jamais irão conseguir sentarem perto, pelo menos no horário típico de almoço.

Fachada do restaurante localizado no Edificio Central
3) Galeto São José (Rua São José, 54) : Este não ganha nem pela fartura, nem pela relação custo/benefício e sim pelo sabor. O galeto e as guarnições vem em pouca quantidade, porém primam pela qualidade. A ave é muito saborosa, e os acompanhamentos são bem temperados e muito gostosos (principalmente o arroz de brocólis, talvez o melhor que já experimentei). Também é um bunda de fora, porém não fica tão cheio quanto o Galeto Central, talvez por conta dos seus preços menos convidativos.

É isso, esses são os meus três preferidos. Existem outros que merecem menção honrosa: o Crack dos Galetos (Rua do Rosário, 130) e o Dom Galeto (Rua André Cavalcante, 40), que aplacou muitas das minhas fomes noturnas quando morava perto da Rua do Riachuelo.

Deixar claro que só listei os galetos do Centro, não tenho dúvidas que pela cidade existam vários galetos que mereciam ser citados, como exemplo o Rex da Praça da Bandeira e o Bom Galeto do Méier.

0 comentários:

Postar um comentário