Pages

sexta-feira, 6 de maio de 2011

OS GRANDES TROPEÇOS

Não acredito em nenhuma explicação metafísica para explicar algo que acontece no futebol. Alguns vão acreditar que a semana extremamente pertubadora para a maioria dos 12 grandes clubes do país (os 4 do RJ, os 4 de SP, os 2 de MG e os 2 do RS) tem algo de complô nos céus contra o futebol brasileiro, outros vão acreditar que por conta da briga no clube dos 13, Fábio Koff amarrou o nome de todos esses clubes na boca do sapo. Eu não acredito em nada disso, e raramente, também acredito em coincidências.

Logo, tento entender porque numa mesma semana Fluminense, Gremio, Cruzeiro e Internacional foram eliminados precocemente da Libertadores, além das derrotas inesperadas de Palmeiras (pela elasticidade do placar) e Flamengo (por estar jogando em casa).

Acho que analisando os 6 times e tentando encontrar algo comum entre eles, só vejo uma resposta:  o ingrato calendário do futebol brasileiro. Todos os 6 times citados fizeram, no final de semana, jogos da reta final dos seus respectivos campeonatos estaduais (finais ou semifinais). Coincindir a reta de chegada dos campeonatos estaduais com as fases mais agudas da Copa do Brasil e da Libertadores é um crime contra o futebol brasileiro e seus grandes clubes.

Podem dizer que o campeonato estadual é subalterno e que esses times deveriam priorizar a competição "mais importante". Não dá para ser assim. Esses times são gigantes do futebol brasileiro e quando entram em campo, tem que sempre pensar em ganhar, suas torcidas exigem isso e torcedor não consegue ter esse suposto equilíbrio que os comentaristas de TV exigem. Além de eu não considerar o Estadual, um torneio de menor expressão (competições centenárias e que aguçam a rivalidade que realmente importa, não podem e nem dever ser menosprezados). Por exemplo. ão tem como o Flamengo entrar numa final de campeonato contra o Vasco, seja qual for o campeonato, pensando no jogo da quarta-feira, seja ele da Copa do Brasil ou da Libertadores.

Qual é modelo ideal de calendário? Eu não tenho resposta certapara isso. Só sei que no meu modelo, os estaduais continuam existindo, o Brasileirão seria ao longo de todo o ano.

As eliminações dos times brasileiros na Libertadores também tem um outro componente que é o saltoaltismo dos times brasileiros quando enfrentam equipes dos países vizinhos, excluindo a Argentina. Temos por regra, acreditar que um time brasileiro contra qualquer time paraguaio, chileno, colombiano é sempre favorito. Da onde vem esse favoritismo? Não acompanhamos o resto do futebol sul-americano e estamos sempre achando que os demais times são formados por índios. Muito por culpa do oba-oba da nossa imprensa, que muitas vezes é anti-profissional e baseiam suas análises nesse conceito ultrapassado de menosprezo ao futebol do restante do continente.

Se a mídia e a torcida acreditam que os times brasileiros são sempre os favoritos, porque os jogadores e as comissões técnicas achariam diferente? Se o Fluminense olhasse mais para os resultados da 1ª fase (onde ele foi o 7º melhor 2º colocado) ao invés de olhar para o resultado do 1º jogo contra o Libertad (2º melhor 1º colocado), jamais entraria como favorito na peleja do Defensores del Chaco.





 

1 comentários:

  1. Oi Urânio! rs
    Não sei se já te falei isso, mas admiro o fato de você ser realmente um amante do futebol e ser "justo" nas suas análises, mesmo tendo o botafogo como paixão.
    Eu também não sou supersticiosa, mas de vez em quando me pego fazendo algumas relações nos esportes. Por exemplo, o MENGÃO foi campeão em 2009 e o flu em 2010. Em 2010 o fla começou mal, passou pra segunda fase e ganhou do curíntia no sufoco e foi eliminado logo em seguida. Quando o flu começou a desandar no início da temporada eu tive certeza que ele seria eliminado na mesma fase que o flamengo foi, como se fosse um ciclo a ser repetido. Não que eu seja supersticiosa, rsrsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir