Pages

terça-feira, 24 de maio de 2011

UM LÍDER NEGRO

Vou usar esse cantinho aqui para prestar homenagem a esse brasileiro maiúsculo que foi Abdias do Nascimento (1914-2011).

Conheci a figura de Abdias numa audiência pública surreal sobre cotas na UFRJ. Eu ainda era garoto novo na Universidade, e a época contrário às cotas, principalmente por ter sido "prejudicado" no vestibular para a UERJ. O debate foi acalorado e lá pelas tantas, entrou um grupo contra cotas fazendo uma baderna, desrespeitando debatedores e platéia. No mesmo momento, os alunos da Educafro (ONG de Frei David) começaram a bater boca com os "manifestantes".

No meio da balbúrdia, tinha a figura de Abdias, com um discurso coerente; contrapondo ao esquizofrenismo de Frei David e também do palestrante contra cotas (não, não era o Ali Kamel); que fez cosquinhas na mente do jovem estudante que depois com estudo e com a vida passou a defender as cotas raciais (com corte de classe) como um instrumento de avanço para a diminuição das desigualdades.

Abdias teve alguns vacilos em sua longa trajetória, chegou a fazer parte do Integralismo de Plínio Salgado, movimento de direita e ultra-nacionalista. Além de ter defendido o socialismo-moreno de Darcy Ribeiro. Mas os acertos: a lei dos quilombolas, a criação da primeira secretaria de negros em um partido brasileiro (PDT), a defesa intrasigente de sua raça em todas as esferas (parlamentar, acadêmica e cultural) e a sua representatividade para o povo negro (foi o primeiro senador negro do país), fazem dele figura maior para a causa do povo negro e brasileiro.

Em tempos de Bolsonaros da vida que ganham destaque dia após dia na mídia, é extremamente saudável lembrarmos em memória, nomes como o de Abdias de Nascimento, que foi oló na data de hoje. 

0 comentários:

Postar um comentário