Pages

terça-feira, 14 de junho de 2011

COMANDANTE GUEVARA! PRESENTE!

Hoje pela manhã quase tive engulho ao ler a coluna de Rodrigo Constantino para o globo (vou colocar até em minuscúlas para mostrar meu menosprezo) sobre o revolucionário Ernesto Guevara. Rodrigo prova ser da pior espécie da direita raivosa e reacionária, reproduzindo a matéria caluniosa da veja de uns tempos atrás.

Para começo de conversa, um cidadão que escreve que a Revolução Cubana espalhou "um rastro de morte, miséria e escravidão na ilha caribenha", não tem o mínimo conhecimento sobre os dados economicos-sociais da ilha pós-59. Na verdade até tem, só que de tão canalha que é não os mostra e prefere as frases feitas.

A razão de tamanha falta de bom senso e de tamanha revolta com o mito que se criou em torno de Che é que eles (a elite direitosa) sabe muito bem que o Comandante é e será sempre um exemplo para jovens e os explorados de todo mundo que decidem lutar. Seja pela abnegação dos cargos, seja pelo internacionalismo das suas lutas, seja pelo sentimento de busca pela liberdade dos povos excluídos.

O texto de Rodrigo é um amontoado de opiniões sem nenhum embasamento, frases fora de contexto (como a do ódio revolucionário) e tentativas de fatos não explicados e/ou manipulados.

Che continua a incomodar mesmo depois de décadas da sua morte na Bolívia. Principalmente nesse momento em que jovens e trabalhadores ao redor do mundo (Europa, mundo árabe) estão tomando para si a tarefa de mudarem o curso da história, o exemplo de Guevara continua vivo e não vão ser esses odiosos que vão conseguir matá-lo.

0 comentários:

Postar um comentário